CENTRO DE TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECANICA

DISCIPLINA: ALGORITMO E PROGRAMACAO ORIENTADA AO OBJETO

ORIENTADOR: PROFESSOR CARLOS MAGNO DE LIMA

ALUNA: JOSÉ ALANDELL TEIXEIRA DA SILVA

FATURADO




	
	

A teoria dos jogos

Teoria dos Jogos é o estudo das tomadas de decisoes entre indíviduos quando o resultado de cada um depende das decisoes dos outros, numa interdependência similar a um jogo. Portanto, os alunos de Engenharia de Producão criaram um jogo chamado "Faturado" que estimula bastante o uso das estratégias de jogo e a competitividade de cada participante. O faturado tem objetivos de que os participantes aprendam de forma simples e natural a resolver problemas, pensar, criar e desenvolver estratégias que poderão ser aplicadas no meio acadêmico ou até mesmo no mercado de trabalho.


Regras

Numero de jogadores: Até 5 pessoas 1 baralho Aprender os naipes do baralho seguir a sequência de superioridade: Maiores: Cartas de paus - (A,K,Q,J,10,9,8,7,6,5,4,3,2) Inferiores: Vai de acordo com a sequência dos númeoros, e em caso de empate, utiliza os naipes para ver o maior (A,K,Q,J,10,9,8,7,6,5,4,3,2) Caso haja empate nos númeoros, a sequência a ser seguida é: Espadas > Ouro > Copas Resumindo: As cartas de paus ganham de qualquer uma sem ser de paus Ex:(2 de paus > A de espada) Quando não tem nenhuma carta de paus em jogo, ganha o maior valor da carta, e em caso de empate no valor das mesmas, comparam os naipes.


Objetivo

O objetivo do jogo, é acertar sua estimativa! Ou seja, antes de começar a jogar as cartas, cada jogador fala sua estimativa, dizendo quanta(s) carta(s) vão ser a maior em alguma rodada , ou se não vão ganhar nenhuma vez. Lembrando que a quantidade de ganhos NUNCA pode ser igual a quantidade de cartas, se não, ninguem perde! Quem não acertar sua estimativa ao final do turno, leva ponto!


Como Jogar?

Cada participante recebe 3 cartas, e sorteiam entre sí, para ver quem começa. Os jogadores palpitam suas estimativas, e quando todos falarem, QUE OS JOGOS COMECEM! Cada jogador, em sentido horário, lança uma carta com base nas suas estratégias para que possa acertar sua estimativa. A cada fim de turno, contabiliza ponto(s) para o(s) participante(s). E o primeiro jogador que chegar a 5 pontos em uma partida, Soma uma vitória na competição! No caso, essa vitória tem sentido negativo.


Campeonato

Abaixo podemos observar duas matrizes, uma de número de vitórias por semestre e outra de número de jogos. Ou seja, todo final de semestre, podemos utilizar essas matrizes para calcularmos a porcentagem de cada jogador durante o semestre. O jogador que tiver a maior porcentagem durante o ano, deve uma caixa de chocolate para os participantes, e é o verdadeiro CAMPEÃO!!!


Numeros de vitorias


Numeros de jogos


Multiplicar as matrizes


Resultado


Ranking