Controle de estoque

Conheça a sua empresa de forma rápida e segura

Sobre a gestão de estoque


Gestão de estoques, no contexto de uma indústria, normalmente se refere à gestão dos recursos materiais que podem ajudar a organização a gerar receita no futuro. O responsável por esta parte da gestão é o Gerente de operações. Por exemplo, uma loja de varejo que vende vários itens, como um supermercado ou loja de departamentos (com por exemplo alimentos embalados, mantimentos, roupas, bens eletrônicos, etc) não costuma armazenar todos os produtos na loja. Parte do estoque de produtos é mantido em um armazém ou depósito. Chamamos de inventário a soma dos produtos na loja e no armazém. Mas você não precisa ter uma grande empresa para utilizar um programa afim de otimizar a sua gestão, garantindo bons resultados para a sua missão e visão.


MISSÃO: A missão de uma empresa pode ser definida como a razão pela qual ela existe, o motivo pelo qual ela foi concebida e projetada. A partir daí, todos os envolvidos em seus processos também devem guiar-se por esta missão, buscando alcançar os resultados almejados pela empresa em curto, médio e longo prazo.


VISÃO: A visão empresarial define a intenção de alcance da empresa: o que a organização almeja e onde pretende chegar. Entre os pilares fundamentais de uma empresa, podemos destacar a “Visão”, que geralmente aparece inserida no composto: missão, visão e valores.


Uma organização que não possui um bom funcionamento da gestão de estoques, terá dificuldades em executar suas atividades, compromentendo os resultados finais, além de sua missão e visão.

Importância da boa gestão de estoques na sua empresa

Porquê aplicar uma administração de estoque eficaz?


OTIMIZAÇÃO DOS RECURSOS

Quando se tem um controle de estoque de qualidade, é possível reduzir a quantidade de insumos e mercadorias a um nível ideal, sem excedentes, criando uma vantagem competitiva para a empresa em relação aos recursos financeiros, que não precisam ser comprometidos sem a devida necessidade. Altos estoques exigem um investimento maior para sua manutenção, reduzindo o poder de compra da organização em outras situações. Insumos ou produtos empatados no estoque significam dinheiro parado, cenário sempre desfavorável para o caixa da companhia. O controle de estoque é, portanto, responsável por otimizar todos esses recursos e melhorar a saúde financeira da empresa, livrando-se do que não é mais útil e criando espaço para novidades e oportunidades.

REDUÇÃO DE DESPERDÍCIOS E PREJUÍZOS

O controle de estoque também é responsável por investigar possíveis desperdícios de material, bem como prejuízos advindos de sua má organização. Quando se tem um ambiente limpo e organizado, eventuais quebras, defeitos e furtos são evitados, contribuindo para que o estoque continue sendo um setor de resultados para a empresa. Além destes fatores, ter uma quantidade adequada de estoque, permite as empresar realizar um bom atendimento, que possa de fato satisfazer as necessidades dos clientes.

INTEGRAÇÃO COM A GESTÃO FINANCEIRA

Por mais que se veja o estoque como um reduto de insumos e mercadorias, a organização precisa vê-lo como dinheiro aplicado. E é nesse sentido que esse setor faz parte da gestão financeira da companhia, já que gerencia as entradas e saídas de mercadorias, bem como indica o aumento ou a redução das demandas internas, direcionando a produção.



REAÇÃO EM CADEIA

A falta de matéria-prima para produção ou a falta de produto para se entregar aos clientes são duas das maiores e mais graves falhas que podem vir a acontecer a partir de um estoque mal gerenciado, comprometendo não só os lucros da empresa como sua reputação no mercado. Muitas companhias acreditam que essas falhas sejam comuns, mas poucas delas realmente mensuram a quantidade de clientes perdidos para a concorrência ocasionada por esses erros. O estoque mal controlado gera uma reação em cadeia em toda a dinâmica da empresa, comprometendo o trabalho dos colaboradores e o retorno financeiro.

Como funciona?


Comandos que você pode realizar no programa para controlar o seu estoque

Tabela 1

Primeiro insira a quantidade de suprimentos necessária para a confecção de um produto.

Tabela 2

Aqui você vai colocar a demanda por aquele produto nos três ultimos meses que você queira.

Tabela 3

Agora é só clicar no botão "calcular" para descobrir a quantidade de suprimentos que atenderá a demanda fornecida por você!


A sua gestão terá três principais melhorias:

Resultados

Digite os dados que você deseja calcular

Tabela 1


Tabela 2


Comandos


Tabela 3



Gráficos


Os gráficos a seguir mostram a quantidade de insumos necessária para a confecção de cada produto nos meses de agosto, setembro, outubro e dezembro.


Projeto ALPOO - Unidade 2

Algoritmo e Programação Orientada ao Objeto

Engenheria de Produção, UFRN

Professor: Carlos Magno