Análise de Risco.

Os Acidentes de trabalho é aquele que se verifique no local e no tempo de trabalho, produzindo lesão corporal, perturbação funcional ou doença de que resulte redução na capacidade de trabalho, ou de ganho, ou a morte. Além dos acidentes típicos de trabalho, segundo o artigo 20 da lei nº 8213/91 algumas doenças relacionadas ao exercício da função equiparam-se com acidentes de trabalho. Entre elas encontra-se as doenças profissionais, que são aquelas derivadas do exercício de uma determinada função. Também temos a doença do trabalho, que é ocasionada pelas condições em que o trabalho é realizado. Outras situações que também podem ser equiparadas com o acidente de trabalho podem ser observadas no artigo 21 da lei de nº 8213/91, dentre elas encontram-se: acidentes ocorridos no local e hora de trabalho (derivados de agressão sofrida por companheiros de trabalho, imprudência, ofensa física intencional, inundações, desabamentos, incêndios,etc.), doenças acarretadas por contaminações acidentais no exercício do trabalho, acidente relacionado ao trabalho que mesmo não sendo motivo único tenha contribuído diretamente para a lesão ou morte do funcionário. Acidentes sofridos pelo segurado mesmo que fora do ambiente ou horário de trabalho. Situações onde o acidente ocorre derivado de uma ordem de serviço, prestação de serviços em prol da empresa,e também no percurso da residência para o ambiente de trabalho ( independente do meio de locomoção utilizado pelo segurado ) e por ultimo em viagem a serviço da organização contratante.


O que não sabemos?

O 28 de Abril é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. A morte de 78 mineiros numa explosão na mina de Farmington, no estado da Virgínia (EUA), em 28 de abril de 1969, levou a Organização Internacional do Trabalho (OIT) a estabelecer desde 2003 a homenagem nesta data. No Brasil, a data nos faz resgatar os dados alarmantes sobre a falta de saúde e segurança no ambiente de trabalho em todo o país. Com uma média de 700 mil registros de acidentes de trabalho por ano, o Brasil ocupa atualmente o 4º lugar no mundo em ocorrência de acidentes de trabalho, atrás somente de China, Índia e Indonésia. Os dados do Anuário Estatístico da Previdência Social apontaram em 2015 um total de 612,6 mil acidentes, dentre os quais 2500 foram ocorrências de morte. A região sudeste é a responsável por 53,9% dos registros. A área de serviços aparece com 55,69% e a indústria com 41,09%, excluídos os dados de atividade ignorada. Porém, se considerado o fato de que a Indústria representa apenas 25% dos trabalhadores registrados no país, significa que proporcionalmente este setor é onde se dá a maior incidência de acidentes de trabalho. Já o Anuário Estatístico de 2013 traz um estudo de maior fôlego, abrangendo o período entre 2007 e 2013. Neste período, foram registrados mais de 5 milhões de casos de acidentes de trabalho no Brasil, sendo 19,4 mil mortes.


Por onde começar a gestão de segurança do trabalho?

Para começar a elaborar estratégias e ações para promover e otimizar a SST, o gestor deve analisar os indicadores. Antes de pensar nas estratégias e nas ferramentas que devem ser adotadas, o gestor deve realizar uma análise minuciosa. Essa análise leva em consideração a origem dos acidentes e as consequências desses acidentes, tanto ao trabalhador quanto à empresa. Essa análise deve estudar a fundo os processos das atividades. Somente entendo os processos é possível enxergar os verdadeiros riscos. Feita a análise dos processos é o momento de fazer uma análise quantitativa. Os cálculos estatísticos ajudam a enxergar o cenário com maior clareza e como consequência planejar medidas específicas. O cálculo mostra as atividades e os eventos que precisam de maior urgência e maior cuidado. Para agrupar os eventos em níveis, o gestor pode classificar os acidentes de acordo com a origem.


Sobre o Programa.

Seguindo o estudo da segurança do trabalho, uma área que está em alta, o projeto seguirá neste ramo e irá fazer uma pontuação com as áreas mais perigosas a se trabalhar. Iremos ter os seguintes passos :

1- Terá uma matriz das áreas e acidentes, podendo a pessoa descrever a quantidade de acidentes de cada tipo que causou em cada área.

2- Cada tipo de acidente terá um peso que será baseado para o cálculo do ranking, com isso, haverá uma matriz para cada descrever o peso de cada acidente.

3- A quantidade de pontos de cada área será apontada pela multiplicação da matriz da quantidade de acidentes pelo peso de cada acidente.

4- Por fim, será descrito de uma forma como podemos considerar a área mais perigosa depois do descobrimento dos pontos..



COMANDOS


Quantidade de acidentes de Cada Área


Peso de cada Acidente


Pontuação Total de Área


Qual a área mais perigosa?

Depois de todos os cálculos e descobrimento de pontos de cada área, analisaremos qual a área de trabalho é a mais perigosa. Para fazermos isso, vamos analisar a pontuação de forma decrescente, ou seja, vamos considerar da maior para menor pontuação. Portanto, a área que possuir a maior quantidade de pontos depois dos cálculos obtidos, será considerada a área mais perigosa para trabalhar. Vale salientar que os pesos dos acidentes são maleáveis, quem usar a matriz de análise de risco que vai fixar os valores do peso, entretanto, os cálculos saem da forma mais realista possível.


Qual a solução para gestão e minimização de riscos?

Uma boa solução para controlar e otimizar a segurança em ambientes externos é através do monitoramento pessoal dos funcionários. Essa é uma medida assertiva aos riscos externos porque se trata de uma tecnologia de utilização remota. Essa medida fornece informações necessárias à gestão de segurança do trabalho uma vez que o gestor tem acesso aos dados dos aparelhos de monitoramento pessoal utilizados por cada colaborador. O monitoramento pessoal dessa forma, pode desempenhar várias funções que são organizadas, geridas e controladas pelo gestor. Com o monitoramento em curso, há maiores chances de previsibilidade de acidentes. Isso porque é possível mapear regiões perigosas e horários que podem ser evitados por exemplo. Além disso, de acordo com os cálculos e as taxas registradas é possível pensar em soluções específicas para as situações. As soluções que envolvem a otimização da SST são investimentos fundamentais para qualquer empresa. Porém, os gatos com essa área muitas vezes não são enxergados como investimentos, o que dificulta a implantação das soluções.