Manutenção

O que é manutenção?


Manutenção é a ação de manter, sustentar, consertar ou conservar alguma coisa ou algo. A manutenção é formada por um conjunto de ações que ajudam no bom e correto funcionamento de algo, como por exemplo a manutenção das máquinas de um avião. O termo manutenção também pode estar relacionado com a conservação periódica, ou seja, com os cuidados e consertos que são feitos entre determinados períodos de tempo com o intuito de preservar, como por exemplo a manutenção de um patrimônio histórico. A manutenção tem o intuito de reparar ou repor algo que está estragado ou que não funciona corretamente, consertando para que volte a desenvolver a função requerida inicialmente.


Tipos de manutenção


Manutenção Preditiva: A manutenção preditiva é o acompanhamento periódico de equipamentos ou máquinas, através de dados coletados por meio de monitoração ou inspeções. As técnicas mais comuns utilizadas para manutenção preditiva podem ser: análise de vibração, ultrassom, inspeção visual e outras técnicas de análise não destrutivas. Esta manutenção prediz o tempo de vida útil dos componentes das máquinas e equipamentos e as condições necessárias para que este tempo seja aproveitado. Pela manutenção preditiva, antecipa-se a necessidade de serviços de manutenção do equipamento, elimina-se a chance de desmontagem desnecessária, aumenta-se o tempo de disponibilidade dos equipamentos, reduz-se paradas de emergência, aumenta-se o aproveitamento da vida útil dos equipamentos e a confiabilidade do desempenho e determina-se previamente interrupções de fabricação. É importante destacar que para cada tipo de equipamento deve-se determinar a frequência, o responsável e a forma de registro. Além disso, se estabelecermos como constante as manutenções preditivas, é possível eliminarmos as manutenções periódicas. Os objetivos principais, portanto, são a redução de custos de manutenção e o aumento da produtividade.


Manutenção Corretiva: A manutenção corretiva é basicamente a substituição de componentes e peças desgastadas pelo excessivo uso, ou seja, a falha no equipamento ou instalação é percebida e imediatamente restaurada. A troca destes componentes é feita por pessoal qualificado que está apto para analisar o real problema e executar um conjunto de serviços necessários para alinhar o maquinário para que ele volte ao seu estado produtivo. Manutenção corretiva não planejada: é a correção da falha de maneira aleatória. Caracteriza-se pela atuação da manutenção em fato já ocorrido, seja este uma falha ou um desempenho menor do que o esperado. Este tipo de manutenção implica altos custos, pois a quebra inesperada pode acarretar perdas de produção, perda da qualidade do produto e elevados custos indiretos de manutenção. Manutenção corretiva planejada: é a correção do desempenho menor do que o esperado ou da falha, por decisão gerencial, isto é, pela atuação em função de acompanhamento preditivo ou pela decisão de operar até a quebra. A eficácia da manutenção corretiva planejada é função da qualidade da informação fornecida pelo acompanhamento do equipamento.

DEMANDA

Para realizar a programação das manutenções necessárias é preciso saber os seguintes dados:


Número de peças disponiveis

Funcionários disponíveis





Tempo Demandado



Número de acontecimentos





Resultados

Serão necessários os seguintes recursos

Total de peças

Total de peças

Total de funcionários

Total de horas

CONTATO

Entre em contato e responderemos em até 24 horas.

Natal, RN

+55 3328-2368

manutencaohu3@fixhue.com