O que é previsão de demanda?

Bird

Consiste, basicamente, em tentar prever o futuro do seu estoque. Mas, obviamente, esta tentativa não se baseia em “achismos”, e sim numa análise de especialistas ou do histórico da empresa. Sua responsabilidade é definir o lugar, o tempo e a quantidade em que um produto ou serviço será solicitado pelo cliente, com o objetivo de atender esta demanda de forma eficiente.É importante destacar que cada mercado possui suas necessidades particulares. Em alguns, a previsão de demanda é direcionada pelas ações da área de marketing. Já em outros, é necessário que todas as áreas da organização colaborem para a previsão. Todavia, em qualquer mercado é preciso agregar ações qualitativas e quantitativas para se obter uma boa previsão de demanda. E cada empresa deve colocar estas ações em prática de acordo com seus objetivos e necessidades.

Qual a sua importância para gestão de estoque?

A previsão de demanda é uma variável muito importante para a gestão de estoque. E a gestão de estoque é a principal preocupação ao se realizar a previsão de demanda. Esta interdependência ocorre porque as empresas fazem seus pedidos sem conhecer totalmente a demanda. Então, a previsão busca ajudar nesta tomada de decisões, para que não sobrem nem faltem produtos.Além disso, existem vários outros impactos positivos, como: utilização mais inteligente do espaço físico; redução de custos operacionais; melhorias no planejamento orçamentário; comunicação mais efetiva entre as áreas da empresa; otimização de processos e garantia de competitividade no mercado.

Uma dada empresa atua no ramo de vestuário e dispõe de produtos para variados públicos, sendo eles: feminino, masculino e infantil. Por meio deste software, tal empresa poderá prever quantas peças em média de cada linha será necessário para pode suprir a demanda de seus clientes. Para isso, deve-se seguir os comandos abaixo os quais pedirão algumas informações para determinados cálculos.


Comandos


Digite seus dados para o sistema, clique em ler vendas, ler demanda, multiplicar,e por ultimo em resultado. Para saber a quantidade de peças de cada linha você deve adquirir


Vendas

Nesta tabela digite o quanto de peças de cada linha foram vendidas em cada mês


Previsão de demanda

Digite a sua previsão de demanda, ou seja, o quanto você espera vender nos determinados meses


Mercadorias a comprar

Você deve adquirir a quantidade de peças que estão indicadas na tabela abaixo