Engenharia Civil

A engenharia civil é o ramo da engenharia que engloba a concepção, o projeto, construção e manutenção de todos os tipos de infraestrutura necessários ao bem estar e ao desenvolvimento da sociedade, além da preservação do ambiente natural. Desta forma, esta área dedica-se à criação de edifícios, pontes, túneis, usinas geradoras de energia, indústrias e inúmeros outros tipos de estrutura.

Engenharia de Produção

Engenharia de produção é o ramo da engenharia que se dedica à concepção, melhoria e implementação de sistemas que envolvem pessoas, materiais, informações, equipamentos, energia e maiores conhecimentos e habilidades, para que utilizando-se desse conhecimento especializado em matemática, física e ciências sociais, em conjunto com análise e projeto de engenharia, ela possa especificar, prever e avaliar os resultados obtidos por tais sistemas.

Leen Construction

Lean Construction, ou construção enxuta, nada mais é do que a aplicação da mentalidade enxuta (lean thinking) no setor da construção. Essa abordagem já faz parte do dia dia de algumas construtoras e profissionais do setor. Esta filosofia de gestão da produção, voltada a obras civis, é relativamente nova, e surgiu com o trabalho do pesquisador finlandês Lauri Koskela em 1992. Neste trabalho Koskela desafia os profissionais de construção a quebrar seus paradigmas de gestão ao adaptar as técnicas e ferramentas desenvolvidas com sucesso no Sistema Toyota de Produção (Lean Production), lançando assim as bases dessa nova filosofia por meio de adaptação dos conceitos de fluxo e geração de valor presentes no pensamento enxuto (Lean Thinking) à construção civil, a qual foi chamada de Lean Construction. Resumindo, esse sistema de produção faz uma união da Engenharia de Produção na área de gerencimaneto de projetos e procesos com a Construção Civil ou Engenharia Civil no dia a dia.

Relacionando Tudo

Você pode estar se perguntando, mas qual a relação disso tudo? Como foi proposto pelo professor Carlos Magno, relacionar o assunto de matriz com algo da área do nosso curso, em uma experiência vivida por mim Silvio Sanderson em uma visita técnica, percebeu-se que podia relacionar matriz com o dia a dia de um operário da construção civil. Como vai funcionar a operação: Na primeira Matriz vai estar dados referentes a uma unidade de cada item: Argamassa, Alvenaria, Piso e etc. Na segunda matriz vai estar os dados de Segunda à Sexta de cada item. Por fim fazendo uma multiplicação e mostrando a matriz resultante.

Referenciamento de Dados

Dados do Dia a Dia

Resultados


Comandos