Este site tem como objetivo despertar a reponsabilidade para gestão de resíduos sólidos em condomínios. A gestão de resíduos sólidos requer o conhecimento e a prática de educação ambiental e o comprometimento dos membros envolvidos. A gestão de resíduos sólidos é de grande importância para a preservação e conservação do meio ambiente, refletindo melhoria na qualidade de vida para nossa e para as gerações futuras.

Gestão de Resíduos Sólidos

A geração de resíduos sólidos é algo tão presente no nosso cotidiano, permeando partes importantes no processo de sobrevivência. Geramos resíduos em diversos momentos quando da nossa vida. Diante disso, surgir a necessidade de sermos responsáveis pelo que geramos e como descartamos. Lidar e gerir os resíduos sólidos é algo intrínseco a nossa vivencia, mesmo assim negligenciamos parte deste processo, chegando a comprometer a qualidade de vida realizando o descarte incorreto dos resíduos. Desta forma contaminando os recursos naturais. Além de pôr em risco a vida de quem trabalha na coleta dos resíduos, ao misturar os resíduos ao lixo comum, ocasionar um acidente aos coletores de resíduos.Também estaremos contribuindo para o retorno financeiro do condomínio, para cada quilo de material de reciclagem que for coletado será comercializado para as centrais recicladoras, e revertido estes recursos em investimento no condomínio. Alguns condomínios alertam seus moradores deste risco e solicitam que os mesmos separem as garrafas e os jornais por dois motivos: um é que as garrafas, quando misturadas ao lixo, comum costumam se quebrar e ferir os coletores, desta forma a coleta é realizada com segurança.

Coleta Seletiva em Condomínio Residencial

Na buscar de evitar o agravamento com o descarte equivocado do lixo comum, e de colaborar com a conservação dos recursos naturais e a preservação da natureza. Surgiu o projeto de Gestão de Coleta Seletiva em Condomínio Residencial. O gerenciamento de resíduos sólidos é um processo requer ações e procedimentos que exigem organização e planejamento de e o estabelecimento de uma rotina diária. Gerir os resíduos sólidos no âmbito domiciliar exige empenho e a conscientização de todos os membros da família para colaborar na separação dos resíduos sólidos dos rejeitos que são gerados no condomínio. Para isso é importante saber como identificar o que é resíduos sólidos e dos rejeitos.


Política Nacional do Resíduos Sólidos

A Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) é clara em afirmar que a responsabilidade no gerenciamento dos resíduos sólidos pertence a todos os cidadãos brasileiros. A PNRS atribui as fontes geradores dos resíduos (fabricantes, comerciantes, importadores, exportados) a participação na gestão integrada dos resíduos, bem como a responsabilidade compartilhada.

Desta forma, nós somos responsáveis direto pelos resíduos que geramos. A Gestão da Coleta Seletiva em Condomínio Residencial é um projeto que envolver todos os moradores a partir do entendimento sobre os resíduos sólidos que são possíveis de serem reaproveitados seja no processo de reciclagem, reaproveitamento e na reutilização para compor novos produtos. As ações de educação ambiental parte do princípio da compreensão de que cada cidadão tem sua importância na contribuição do bem-estar e preservação do meio ambiente em prol da geração futuras.

Para saber mais sobre as diretrizes da PNRS, segue o link.

Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS)

Resíduos Sólidos x Rejeitos

Para isso é importante aprender a identificar o que é considerado resíduos sólidos e que são os rejeitos.De acordo com a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), define que os resíduos é material descartado que poderá ser reaproveitados e ser inserido na cadeia produtiva, gerando assim valor agregado ao sistema de reciclagem.

Portanto, estes resíduos serão reutilizados e que podem ser tratados e encaminhados para o sistema da cadeia de suprimentos por meio da logística reversa, servindo como insumo sencundário para novos produtos. Já os rejeitos não são reaproveitados, não possuem valor agregado, e estes devem receber a destinação ambientalmente correta. Eles deverão ser encaminhados para aterros santinários controlados.

Dentro do que é considerado resíduos que podem ser encaminhados para o processo de coleta seletiva. Segue abaixo uma tabela com a descrição dos resíduos que serão selecionados pela equipe gestora para compor a coleta seletiva do condomínio.

Coleta Seletiva

Coleta Seletiva é um mecanismo de escolha dos resíduos, para isso são segue uma classificação levando em consideração a sua origem, para isso existem as cores dos coletores com objetivo de identifica-los. As cores são padronizadas seguindo as diretrizes da Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) Nº 275/2001).

Para saber mais sobre a Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) Nº 275/2001), segue o link.

(CONAMA) Nº 275/2001


1. Importância da Coleta Seletiva :

A coleta seletiva representa a maneira ecológica mais adequada para o descarte de lixo. Associado ao tema de educação ambiental e do desenvolvimento sustentável, a coleta seletiva evita a poluição do solo e das águas. É importante compreender que o processo de descarte requer alguns pequenos procedimentos como: a intenção é separar todos os resíduos, para isso basta colaborar com a separação dos materiais seguindo a teoria dos 3 r’s, ou seja:

• Reduzir: mudança de hábitos de consumo, reduzindo assim a proliferação de lixo.

• Reutilizar: reutilização de materiais, como sacolas de supermercado, potes de vidro e plástico, dentre outros.

• Reciclar: através de processos artesanais ou industriais, transformam-se materiais usados em novos produtos.



Ciclo de identificação dos resíduos recicláveis





2. Veja abaixo os principais benefícios da coleta seletiva:

• Promove a consciência ambiental dos cidadãos.

• Evita a contaminação do solo e da água.

• Evita o desperdício dos recursos naturais não-renováveis.

• Promove a reciclagem (reaproveitamento de materiais).

• Melhora a economia (diminuir custos de produção, geração de empregos, etc.).

• Alivia e prolonga a vida útil dos aterros sanitários.

3. Orientações e procedimentos para manutenção e gestão dos pontos de coletas dos recicláveis:

• Comunicação: é fundamental que a comunicação não sofra ruídos entre os funcionários do condomínio e os moradores, para que ambos compreendam seu papel na gestão dos resíduos sólidos.

• Treinamento para os responsáveis, funcionários e demais membros envolvidos na gestão dos resíduos sólidos do condomínio. Os profissionais de limpeza devem receber treinamento, usar os equipamentos adequados, para evitar ferimentos e ocorrências mais graves.

3.1 Onde colocar os resíduos produzidos no condomínio:

• É importante que o condomínio reserve um espaço para recepcionar os pontos coletores para recebimentos os resíduos sólidos:

• Verificar a quantidade de materiais gerados por seu condomínio é uma parte essencial para o planejamento;

• Após essa avaliação e a escolha do espaço para armazenamento e fluxo de descarte pelos moradores, será preciso definir quantos coletores serão colocados e quais serão o modelo;

• Realizar orçamentos para a compra ou pensar em realocar coletores que o condomínio já possui. É necessário que o ambiente esteja sempre limpo e fechado para evitar o mau cheiro e a entrada de ratos, baratas, mosquitos e outros animais que possam contribuir para o surgimento de doenças.



Ponto de Coleta com a identificação das cores de acordo (CONAMA) Nº 275/2001




4. Quem se responsabiliza pela coleta?

• Após o cuidado com esses pontos, a implantação da coleta pode ser iniciada quando for definido quem será o responsável por retirar periodicamente os materiais do condomínio.

• É necessário definir a frequência, dias da semana e horários para não acumular materiais no condomínio além da capacidade de armazenamento.

• O condomínio tem a opção de contratar uma empresa de coleta ou buscar parceria com cooperativas para retirada do material. Dependendo da quantidade de material oferecido, cooperativas podem se interessar pela coleta.

5. Observações importantes:

• A norma dos bombeiros proíbe a disposição de qualquer objeto na passagem das escadas, hall e elevadores.

• Cuidado com papéis e plásticos: são materiais de alta combustão e que podem causar incêndios.

Para saber mais sobre a Reciclagem, segue o link.

Reciclagem


6. Colocando em Prática a Gestão de Coleta Seletiva

O programa de coleta seletiva consiste em organizar e controlar os pontos de coletas, e quantos destes gerarem um volume satisfatório para serem coletados. Desta foram estes resíduos podem gerar receitas, que serão convertidas em investimento e melhorias no próprio condomínio. Para estabelecer o controle da geração de receitas dos resíduos é importante elaborar planilhas que identifique os quantitativos dos resíduos coletados, os valores de cada resíduo que foram negociados com as coorperativas de reciclagem.

Segue como exemplo: a tabela 01 com a identificação dos resíduos que serão coletados.

Tabela 01 - Controle dos Resíduos Reciclaveis Coletados no Condomínio

Material recicláveis
Resíduos perigosos
Papel
Eletroeletrônicos
Plástico
Pilhas /Impressoras
Vidro
Baterias
Metais
Celulares



7. Como calcular as receitas geradas pela coleta seletiva

• Resumindo as informações para implementar o gerenciamento dos resíduos coletados;

• É importante conhecer os valores praticados pelas recicladoras;

• Saber os quantitativos dos resíduos coletados, definir um período para realizar a coleta seletiva no condominio;

• Podemos calcular as receitas geradas por cada resíduo que foram negociados ao longo dos tres primeiros meses das coletas seletivas realizadas pelo condomínio, e negociarem com as recicladoras que ofertarem osmelhores preços;

• As instruções para o gerenciamento dos resíduos e suas respectivas receitas geradas podem ser acompanhadas nas tabelas descritas abaixo.

• Para isso é importante observar os passos descritos:





Passo a Passo para Gerencimaneto dos Resíduos Coletadas no Condomínio

1º Passo: É necessário estabelecer o planejamento e a organização da gestão dos resíduos sólidos coletados durante um período estabelecido.

2º Passo: Ao identificar os resíduos coletados, preencha as respectivas quantidades que foram coletadas na Tabela Coleta de Materiais Reciclados .


Tabela Coleta de Materiais Reciclados



3º Passo: É fundamental ter conhecimento dos valores praticados no mercado dos resíduos recicláveis.

4º Passo: Neste caso,é necessário inserir os valores praticados que são negociados nas cooperativa.

Estas informações serão necessarias para a tomada de decisão na escolha da recicladora que será responsável pela coleta do condomínio.para isso informe estes valores na Tabela Valores para negociação das recicladores


Tabela Valores para negociação das recicladores




6º Passo: Para analisar as propostas das recicladoras, basta ter as informações dos quantitativos dos resíduos recolhidos inseridos na Tabela Coleta de Materiais Reciclados, inserir os valores praticados pelas recicladoras na Tabela Valores para negociação das recicladores. Para realizar a comparação de dados ( resíduos e valores). Apos preencher os dados click no link "Ler Quantitativos", após click no link "Ler preços recicladoras", na sequência click " Resultados". Isso auxiliará o gestor de resíduos do condomínio escolher e definir recicladora que possui o melhor preço.

Comandos


Resultado


A importância de manter o projeto de Gestão de Coleta Seletiva em Condomínio Residencial

A continuidade do projeto, é importante que os condôminos percebam os resultados e se sintam incentivados a realizarem a coleta seletiva. Por isso, é ideal fornecer dados de monitoramento por meio do contato de destinação dos materiais e análise de quantidade e qualidade de materiais recicláveis gerados pelo condomínio.

Uma política para gestão dos resíduos sólidos de forma simples e objetiva, como exemplo o sistema de coleta adotados em condominios onde a cadeia de coleta seletiva é presente.






Simulador para coleta dos materiais reciclaveis. Simulador



Referências

Brasil. Ministerio do Meio Ambiente. Reciclagem

CERRI, Alberto. Guia de como reduzir o lixo doméstico: saiba como reduzir os resíduos que vão para lixo comum. Guia de como reduzir o lixo doméstico

Cidades do alto tietê oferecem postos de coleta de resíduos domésticos. Cidades do alto tietê oferecem postos de coleta de resíduos domésticos

Coleta Seletiva – Condomínios: “ como propor a separação na fonte em meu condomínio? ” Coleta Seletiva – Condomínios: “ como propor a separação na fonte em meu condomínio? ”

Condomínio Sustentável Condomínio Sustentável

FARIA, Caroline. Destinação de resíduos Destinação dos resíduos

Gestão de Resíduos Sólidos: Onde colocar e o que fazer com os restos/lixos/resíduos/rejeitos? Gestão de Resíduos Sólidos

Lixo X Resíduo Lixo X Resíduo

MEDEIROS, Douglas. Entenda o longo caminho percorrido pelos resíduos que geramos todos os dias

Mas, qual diferença entre RESÍDUOS, REJEITOS E LIXO? Resíduos, Rjeitos e Lixo

Política Nacional de Resíduos Sólidos. PNRS

Projeto condomínio sustentável, lixo zero Condomínio Sustentável

Você sabe qual a diferença entre reciclar e reutilizar? 3R´S